Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.07

Palabras clave:

inteligência artificial, educação, estratégias pedagógicas, pensamento crítico.

Resumen

O artigo aborda os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na educação, enfatizando a necessidade de repensar as estratégias pedagógicas nas universidades. Explora as transformações trazidas pela IA incluindo a automação e o potencial de personalização do ensino. Argumenta que as universidades devem se adaptar para formar profissionais capazes de trabalhar com a IA valorizando habilidades como criatividade, pensamento crítico e competências éticas. O texto também discute o papel dos professores na era da IA sugerindo que devem se concentrar mais no desenvolvimento de habilidades interpessoais e críticas dos alunos. Propõe uma reflexão sobre a direção ética e moral da educação em um mundo cada vez mais dominado pela IA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

2024-03-26

Cómo citar

AZAMBUJA, C. C. de; FERREIRA DA SILVA, G. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Filosofia Unisinos / Unisinos Journal of Philosophy, São Leopoldo, v. 25, n. 1, p. 1–16, 2024. DOI: 10.4013/fsu.2024.251.07. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/27063. Acesso em: 14 may. 2025.

Número

Sección

dosier