Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Filosofia Unisinos é uma publicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com periodicidade de três fascículos por ano de forma continuada, e tem como objetivo principal publicar artigos originais de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. Qualis/Capes A2.

São aceitos para a publicação somente trabalhos originais inéditos, e que não esteja sendo avaliado para publicação em outra revista. O periódico também publica reedições de trabalhos relevantes que se caracterizem como fundamentais à área, desde que haja autorização expressa do editor da publicação original.

Missão

Publicar pesquisas originais que possam auxiliar na qualificação do debate filosófico nacional e internacional.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review duplo-cego feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

    • Recomendação dos pareceristas;
    • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
    • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:
      1. Aceitar;
      2. Correções obrigatórias;
      3. Submeter novamente para avaliação;
      4. Enviar para outra revista;
      5. Rejeitar
      6. Ver comentários

Adotamos a avaliação por pares duplo-cego. Ressaltando que divulgamos a relação dos pareceristas ao final dos três fascículos. Estamos amadurecendo a ideia da avaliação por pares aberta e adoção de Preprints, seguindo o alinhamento com a Ciência Aberta.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todo o conteúdo da Revista, exceto quando identificado, é licenciado por Creative Commons attribution-type BY.