A resposta empirista-analógica de Hume ao problema da religião natural
Palavras-chave:
Religião natural, Analogia, Natureza humana, ExperiênciaResumo
Em uma das suas maiores obras, Diálogos sobre a Religião Natural, Hume propõe utilizar critérios tão certos e corretos para a religião quanto aqueles encontrados na filosofia natural. Para isso, ele faz uma análise profunda sobre os pressupostos básicos que fundamentam o conhecimento religioso. Conclui que os critérios religiosos, por não serem comprovados pela experiência, nada significam para a fundamentação de uma religião natural. A intenção de Hume em adotar princípios rígidos para a natureza humana que sejam tão certos e corretos quanto os encontrados na filosofia natural implicaria um problema, porque necessariamente nos levaria a perguntar se estes princípios, por serem tão fortes e dogmáticos quanto os encontrados no âmbito religioso, possibilitaram validar argumentos teológicos. A solução encontrada por Hume acha-se nas analogias do pensamento derivadas da experiência constatada por nossos sentidos. Por conseguinte, a presente comunicação tem como objetivo mostrar que, apesar de Hume não admitir o uso tácito do termo “analogia”, nos mesmos moldes encontrados na tradição, ele se serve várias vezes da analogia, nos Diálogos sobre a Religião Natural, para validar aqueles conhecimentos originados do discurso teológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.