Tempo e eternidade no pensamento kierkegaardiano
Palavras-chave:
Tempo, Eternidade, Instante, Contemporaneidade, ExistênciaResumo
O artigo propõe mostrar a originalidade do pensamento kierkegaardiano no tratamento existencial das noçõesde tempo e eternidade. Ambas categorias espirituais – determinantes da realidade do eu como sujeito singularexistente – são abordadas por S. Kierkegaard em função do instante da decisão livre, no qual o temporal e o eterno se implicam e sustentam mutuamente. O instante constitui a presença total de uma ação absoluta, exercida na transcendência e prolongada no tempo. No instante, a eternidade assume o caráter concreto da existência humana e o devir livre fica qualificado como história pessoal. Este presente absoluto, que é presença e realidade plena, expressa assim a contemporaneidade do eu consigo mesmo, como Outro e os outros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.