Crítica de Ronald Dworkin ao construtivismo político de John Rawls
fundamentos para uma nova defesa do liberalismo igualitário
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2025.211.04Palavras-chave:
Liberalismo igualitário. Ronald Dworkin. John Rawls. Construtivismo. Posição original.Resumo
O artigo pretende expor a análise de Ronald Dworkin sobre a ideia de posição original na teoria da justiça de John Rawls, a posterior exposição de Rawls sobre o seu construtivismo político, e, finalmente, as novas considerações de Dworkin a respeito, na sua obra tardia, quando ele passa a ser um crítico do construtivismo político e um defensor da verdade moral, em defesa do liberalismo igualitário, o que será sustentado como uma defesa mais consistente dessa perspectiva. Para isso, será mostrado inicialmente em que pontos Dworkin concordava ou discordava da ideia contratualista rawlsiana, em 1973, a partir do ensaio A Justiça e os Direitos. Em seguida, será abordada a exposição de John Rawls acerca das bases filosóficas de sua teoria da justiça, a partir da Conferência III de seu Liberalismo Político, de 1993, inclusive respondendo a Dworkin. Por fim, o artigo mostra a virada de Dworkin em 2011, no livro A Raposa e o Porco-Espinho, quando o autor faz uma crítica da metaética e do construtivismo político rawlsiano, passando a defender os princípios liberais e democráticos como verdades objetivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.