Uma leitura arendtiana sobre ação política e amor mundi no espaço público
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2024.201.05Palavras-chave:
Ação. Política. Amor Mundi. Espaço Público. Hannah Arendt.Resumo
O presente artigo busca traçar um estudo político-filosófico e se dedica a articular as nuances do conceito arendtiano de ação, sobre o entendimento do agir humano dentro do espaço público. Observar as nuances e a imprevisibilidade pela qual a ação humana é expressa frente à convivência entre iguais e diferentes no espaço público é enxergar a forma com a qual as singularidades humanas e o fenômeno da revelação das identidades se tornam evidentes. Dessa maneira, o objetivo geral do presente trabalho se perfaz em analisar como a dimensão política do conceito arendtiano de ação está ligada à busca da liberdade do indivíduo no espaço público. Dessa forma, busca-se entender as interações interpessoais em meio a pluralidade humana e a procura pela liberdade frente ao mundo das aparências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.