Aspectos naturais e sociais dos sentimentos morais na filosofia de Hume

Autores

  • Matheus de Mesquita Silveira (UCS) Universidade de Caxias do Sul - PPG Filosofia

Palavras-chave:

Hume, Sentimentalismo, Simpatia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central apresentar os elementos naturais e sociais presentes na investigação de David Hume acerca do fundamento das distinções morais. O argumento analisa a relação entre a obra do filósofo escocês com a de Ernst Tugendhat, mais precisamente na análise acerca de como os sentimentos desempenham um papel central em ações de aprovação e censura morais em pequenos grupos. A busca por uma qualidade que conceda a estas inclinações afetivas a intersubjetividade necessária para regular o comportamento social terá como foco a investigação do conceito de simpatia apresentado por Hume. Será realizado um estudo conceitual sobre a influência desta qualidade natural no apreço dos seres humanos com relação às virtudes naturais e artificiais, em particular a benevolência e a justiça. O objetivo é o de identificar em que medida sentimento, influenciados por sensações de prazer e dor, estão na base do modo como indivíduos valoram ordinariamente comportamentos e caráteres. A parte final do artigo é direcionada a relação entre o pensamento humeano e análises contemporâneas sobre a influência dos afetos no comportamento moral, a fim de realçar o naturalismo presente no pensamento humeano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus de Mesquita Silveira (UCS), Universidade de Caxias do Sul - PPG Filosofia

Professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente integra os grupos de pesquisa Chíron: Ethics, Language and Human Nature e Ética & Ética Aplicada. Também é pesquisador filiado ao International Wolf Center e membro fundador da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica.

Possui projeto voltado ao estudo da influência de mecanismos psicobiológicos de sociabilidade na moralidade. A pesquisa se desenvolve mediante abordagem de conceitos centrais à investigação filosófica, análises laboratoriais sobre processos mentais e pesquisas em etologia de lobos. O objetivo é verificar empiricamente a hipótese trabalhada e obter dados que possam agregar novos elementos para o desenvolvimento de uma tese evolucionista sobre o fenômeno moral.

Downloads

Publicado

2016-04-21

Como Citar

DE MESQUITA SILVEIRA (UCS), M. Aspectos naturais e sociais dos sentimentos morais na filosofia de Hume. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 11, n. 3, p. 190–199, 2016. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/10925. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)