Aspectos naturais e sociais dos sentimentos morais na filosofia de Hume
Palabras clave:
Hume, Sentimentalismo, Simpatia.Resumen
O presente artigo tem como objetivo central apresentar os elementos naturais e sociais presentes na investigação de David Hume acerca do fundamento das distinções morais. O argumento analisa a relação entre a obra do filósofo escocês com a de Ernst Tugendhat, mais precisamente na análise acerca de como os sentimentos desempenham um papel central em ações de aprovação e censura morais em pequenos grupos. A busca por uma qualidade que conceda a estas inclinações afetivas a intersubjetividade necessária para regular o comportamento social terá como foco a investigação do conceito de simpatia apresentado por Hume. Será realizado um estudo conceitual sobre a influência desta qualidade natural no apreço dos seres humanos com relação às virtudes naturais e artificiais, em particular a benevolência e a justiça. O objetivo é o de identificar em que medida sentimento, influenciados por sensações de prazer e dor, estão na base do modo como indivíduos valoram ordinariamente comportamentos e caráteres. A parte final do artigo é direcionada a relação entre o pensamento humeano e análises contemporâneas sobre a influência dos afetos no comportamento moral, a fim de realçar o naturalismo presente no pensamento humeano.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.