O colapso dos fatos
Palabras clave:
Verdade, Correspondência, Davidson, Frege, Argumento da funda.Resumen
A teoria correspondentista da verdade propõe que a verdade de uma sentença depende da correspondência desta a um fato. De acordo com Donald Davidson, não é possível produzir uma semântica satisfatória para fatos e, consequentemente, teoria correspondentista é uma proposta sem conteúdo ou ininteligível. Meu objetivo, com o presente artigo, é duplo: oferecer uma apresentação informal dessa crítica de Davidson e expor as linhas mestras da perspectiva que ele considera apropriada para a questão filosófica da verdade. Organizei o texto em quatro partes: na primeira, faço uma rápida caracterização da teoria correspondentista tal como ela foi defendida por Russell e Wittgenstein. Na segunda seção articulo um exemplo concreto que demonstra a estrutura da crítica de Davidson. Na terceira parte comento as possibilidades de defender a teoria correspondentista diante dessa crítica. Por fim, na última parte, indico as linhas mestras da solução que o próprio Davidson propõe para a questão da verdade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.