O colapso dos fatos
Keywords:
Verdade, Correspondência, Davidson, Frege, Argumento da funda.Abstract
A teoria correspondentista da verdade propõe que a verdade de uma sentença depende da correspondência desta a um fato. De acordo com Donald Davidson, não é possível produzir uma semântica satisfatória para fatos e, consequentemente, teoria correspondentista é uma proposta sem conteúdo ou ininteligível. Meu objetivo, com o presente artigo, é duplo: oferecer uma apresentação informal dessa crítica de Davidson e expor as linhas mestras da perspectiva que ele considera apropriada para a questão filosófica da verdade. Organizei o texto em quatro partes: na primeira, faço uma rápida caracterização da teoria correspondentista tal como ela foi defendida por Russell e Wittgenstein. Na segunda seção articulo um exemplo concreto que demonstra a estrutura da crítica de Davidson. Na terceira parte comento as possibilidades de defender a teoria correspondentista diante dessa crítica. Por fim, na última parte, indico as linhas mestras da solução que o próprio Davidson propõe para a questão da verdade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Controvérsia the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.