Política e inimizade: uma aproximação entre Espinosa e Carl Schmitt
Palabras clave:
guerra, EstadoResumen
O conceito do político, obra de Carl Schmitt originalmente publicada em 1932, é pródiga em referências e citações que contemplam toda sorte de personalidades filosóficas, jurídicas e políticas2. Neste caso, se quantidade pode ser concebida como um indício confiável, Thomas Hobbes surge como forte influência do jurista alemão, dada a regularidade com que o filósofo inglês tem seu nome mencionado. Ademais, Hans-Georg Flickinger, professor da Universidade de Kassel e responsável pelo texto de apresentação do pensamento de Carl Schmitt para a edição brasileira, afirma ser Thomas Hobbes o “autor preferido” de seu compatriota. No que se segue, não pretendemos duvidar e tampouco contestar a influência ou preferência de Carl Schmitt por Hobbes. Há, de fato, similitudes entre ambos. No entanto, a leitura de O conceito do político permite inferir, se não uma influência, certamente uma confluência de Schmitt com outro filósofo que também se ocupou com reflexões políticas: Bento de Espinosa. Aliás, talvez não seja mera coincidência a possibilidade de relacionar Espinosa com Schmitt na medida em que, além de contemporâneo de Hobbes, Espinosa possuía um pensamento político próximo ao do filósofo inglês.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.