Política e inimizade: uma aproximação entre Espinosa e Carl Schmitt
Keywords:
guerra, EstadoAbstract
O conceito do político, obra de Carl Schmitt originalmente publicada em 1932, é pródiga em referências e citações que contemplam toda sorte de personalidades filosóficas, jurídicas e políticas2. Neste caso, se quantidade pode ser concebida como um indício confiável, Thomas Hobbes surge como forte influência do jurista alemão, dada a regularidade com que o filósofo inglês tem seu nome mencionado. Ademais, Hans-Georg Flickinger, professor da Universidade de Kassel e responsável pelo texto de apresentação do pensamento de Carl Schmitt para a edição brasileira, afirma ser Thomas Hobbes o “autor preferido” de seu compatriota. No que se segue, não pretendemos duvidar e tampouco contestar a influência ou preferência de Carl Schmitt por Hobbes. Há, de fato, similitudes entre ambos. No entanto, a leitura de O conceito do político permite inferir, se não uma influência, certamente uma confluência de Schmitt com outro filósofo que também se ocupou com reflexões políticas: Bento de Espinosa. Aliás, talvez não seja mera coincidência a possibilidade de relacionar Espinosa com Schmitt na medida em que, além de contemporâneo de Hobbes, Espinosa possuía um pensamento político próximo ao do filósofo inglês.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Controvérsia the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.