Entre os lógoi e os mathémata: a crítica hegeliana ao modelo matemático e simbólico na linguagem
Palabras clave:
Hegel, sistemaResumen
O sistema filosófico hegeliano vem acompanhado pela sua exposição metódica. Isso não é mera opção do filósofo, mas uma necessidade interna à própria lógica de desenvolvimento do sistema: o Absoluto deve ser apresentado. Nesse percurso, paulatinamente vão se delineando as situações semânticas em relações às quais todo o quebra-cabeça sistêmico vai sendo articulado e, certamente, sem as quais nem o desdobramento fenomênico do espírito até o saber absoluto nem o pensamento puro, enquanto idéia absoluta na Ciência da lógica, seriam possíveis. Exatamente por isso, ele está longe de ser aquela intuição intelectual schellingiana e deve mostrar-se em todas as suas inflexões. O intento central de Hegel, portanto, é a elaboração de um projeto capaz de identificar não somente ser e pensamento, mas, sobretudo, a forma precisa de expressão dessa identidade, uma vez que o sistema da idéia absoluta deve apresentar-se inteligivelmente sem, contudo, estar condicionado por qualquer exterioridade ou contingência. Como e que linguagem poderia estar em conformidade com o pensamento puro e, conseqüentemente, com o projeto de sua exposição? Seria ela uma linguagem precisa e matematicamente articulada ou uma linguagem volúvel o bastante para acompanhar a dinamicidade dialética?
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.