Música e crítica social em Adorno
Palabras clave:
Crítica Social, Filosofia da Música, Theodor W. AdornoResumen
A proposta deste artigo é analisar algumas influências filosóficas nos textos musicais de Adorno (1903-1969) com sua crítica social, elaborada na Dialética do Esclarecimento, de 1947. Antes de redigir esse trabalho em parceria com Max Horkheimer, Adorno já estudara alguns elementos centrais para elaboração do conceito de indústria cultural em seus ensaios sobre música. Depois da publicação da Dialética, Adorno ainda publica, no final dos anos 40, o livro Filosofia da Nova Música, que o filósofo considera uma digressão à própria Dialética. Todavia, o texto sobre a nova música não deixa de apresentar conceitos que são anteriores à Dialética, por estarem presentes em sua crítica à situação musical.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.