A apresentação genética das imagens como possibilidade do conhecimento – Uma introdução à Teoria das Imagens na obra tardia de Fichte

Autores/as

  • Melina Duarte
  • Alessandro Bertinetto

Palabras clave:

Fenomenologia, saber, crença, Doutrina da Ciência

Resumen

Como conhecemos o mundo? De que maneira este conhecimento é possível? A Doutrina da Ciência pretende responder estas questões a partir de uma análise fenomenológica na qual o conceito de imagem tem importância fundamental no esclarecimento da relação entre sujeito e objeto. Essas imagens participam de uma apresentação fática e também genética do mundo. A apresentação fática, no entanto, se mostra insuficiente para garantir a possibilidade do conhecimento, bem como o seu progresso. Isto ocorre, pois as imagens nesta instância participam de um sistema de saber, no qual elas ainda não têm significação nem finalidade. Por esse motivo, buscamos mostrar como a apresentação genética fornece significação e finalidade às imagens quando engendrada pela crença enquanto fundamento do saber.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-12-10

Cómo citar

DUARTE, M.; BERTINETTO, A. A apresentação genética das imagens como possibilidade do conhecimento – Uma introdução à Teoria das Imagens na obra tardia de Fichte. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 5, n. 3, p. 19–27, 2013. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/6683. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos