As críticas de Leibniz à teoria da percepção de Descartes
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2025.211.09Palabras clave:
Teoria da Percepção. Mecanicismo. Qualia. Instituição da Natureza.Resumen
O objetivo desse artigo é tentar responder às críticas feitas por Leibniz à teoria da percepção de Descartes. A primeira dessas críticas concerne às ‘ideias-quadro’ cartesianas. A resposta a esse problema será dada com base na teoria cartesiana da ‘dessemelhança causal’ entre o objeto da percepção e as sensações por ele ocasionadas. A segunda crítica de Leibniz, a saber, a crítica aos qualia, diz respeito à completa desconexão e arbitrariedade entre o conteúdo da representação mental (a ideia) e seu referente material. A resposta a essa crítica será dada através da correlação psicofísica que Descartes chama de ‘instituição da natureza’. Por fim, a terceira crítica de Leibniz refere-se às percepções não-sensíveis. Mostrar-se-á que Descartes postulou a divisão infinita da matéria e, consequentemente, defendeu que os corpos eram constituídos por partes ínfimas, cuja percepção estava totalmente fora do alcance dos nossos sentidos. Essas discussões nos permitirão constatar que, no caso da ‘ideia-quadro’ e dos qualia, Leibniz teria se equivocado em sua crítica e, quanto às percepções não-sensíveis, o filósofo alemão estaria desenvolvendo uma concepção de percepção que seria decorrente de noções presentes na física de Descartes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.