Crença, ação e moralidade

Autores/as

  • Fabrício Mateus de Mello Unisinos

Palabras clave:

Teoria da Ação, Moral, Parfit, Taylor, Hegel.

Resumen

No presente artigo, a teoria da ação é estudada com base na relação existente entre a crença e a ação. A ação humana de cunho moral pode ter relação com crenças, uma vez que falsas crenças podem produzir erros morais. Parfit considera que um erro é relativo ao conhecimento do fato, de suas evidências e as consequências da ação e enfatiza que o juiízo moral precisa ser analisado sob todas essas perspectivas. Seguindo Hegel, Taylor entende que ação é resultante de um propósito ou uma vontade subjetiva. Nosso objetivo, portanto, é compreender a relação entre crença e moralidade, enfatizando a importância de se considerar a verdade daquilo que se crê, para fins de ter segurança na propriedade da ação moral como correta e evitar o erro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabrício Mateus de Mello, Unisinos

Graduado em Filosofia-Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrando em Filosofia Social e Política no Programa de Pós-Graduação da mesma universidade.

Publicado

2018-03-13

Cómo citar

DE MELLO, F. M. Crença, ação e moralidade. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 13, n. 3, p. 42–51, 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/13789. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos