Crença, ação e moralidade
Palabras clave:
Teoria da Ação, Moral, Parfit, Taylor, Hegel.Resumen
No presente artigo, a teoria da ação é estudada com base na relação existente entre a crença e a ação. A ação humana de cunho moral pode ter relação com crenças, uma vez que falsas crenças podem produzir erros morais. Parfit considera que um erro é relativo ao conhecimento do fato, de suas evidências e as consequências da ação e enfatiza que o juiízo moral precisa ser analisado sob todas essas perspectivas. Seguindo Hegel, Taylor entende que ação é resultante de um propósito ou uma vontade subjetiva. Nosso objetivo, portanto, é compreender a relação entre crença e moralidade, enfatizando a importância de se considerar a verdade daquilo que se crê, para fins de ter segurança na propriedade da ação moral como correta e evitar o erro.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.