Jane Eyre de Charlotte Brontë: como o filme e a minissérie recriaram a heroína na cultura ocidental
Palabras clave:
Literatura, Fílmico, Arte, Interdisciplinaridade, Intertextualidade.Resumen
A literatura dialoga intensamente com outras artes. Este artigo apresenta um estudo comparado interdisciplinar entre literatura e cinema. A análise empreendida envolve a obra literária Jane Eyre de Charlotte Brontë e as transcriações fílmicas homônimas dirigidas por Susanna White em 2006 e por Cary Joji Fukunaga em 2011. Para levar a efeito a investigação, foram eleitos parâmetros que se aplicam às três narrativas. Além disso, procede-se a uma pesquisa do tratamento dado à questão da linguagem em termos literários e fílmicos, contando com uma abordagem Semiótica.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.