Terminologia no contexto das empresas: um estudo de caso

Autores

  • Alexandra Feldekircher Müller Unisinos
  • Maria da Graça Krieger Unisinos

Resumo

No contexto dos estudos terminológicos, este artigo tem como objetivo apresentar uma descrição de termos que circulam em empresas e compõem a categoria da terminologia empresarial. A terminologia empresarial é um domínio novo de conhecimento, ainda pouco explorado. O estudo apresentado ampara-se teoricamente na abordagem linguístico-comunicacional da Terminologia, segundo a qual o termo é visto como um item lexical que pode assumir o valor especializado de acordo com o seu contexto comunicativo. Metodologicamente, apresenta-se o estudo de caso com a Empresa Y M&E Brasil, identificando-se que a terminologia empresarial é híbrida e está constituída por dois grandes eixos: o eixo da Terminologia de Operacionalização Administrativa e o eixo da Terminologia de Operacionalização de Processo e Produto. O estudo mostrou que esses dois eixos permitiram descrever a categoria terminológica empresarial e apresentar as características do que se denominou como Termo Organizacional e Termo Operacional.

Palavras-chave: linguagem, terminologia, terminologia empresarial, termo organizacional e operacional.

Biografia do Autor

Alexandra Feldekircher Müller, Unisinos

Professora UnisinosDoutoranda em Linguística Aplicada - PPGLA/UNISINOSMestre em Estudos da Linguagem: Lexicografia e Terminologia - PPGLET/UFRGSGrupo termilex e Semantec- UNISINOS

Maria da Graça Krieger, Unisinos

Professora PPGLA - Unisinos

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Publicado

2016-12-07

Como Citar

Müller, A. F., & Krieger, M. da G. (2016). Terminologia no contexto das empresas: um estudo de caso. Calidoscópio, 14(3), 489–498. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.12