O Programa Ganhando o Mundo Professor e a formação continuada: percepções de participantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2025.216.02

Palavras-chave:

Palavras- chave: mobilidade; interculturalidade; formação docente.

Resumo

O Programa Ganhando o Mundo Professor (PGMP), lançado pelo governo do Estado do Paraná em 2023, teve como objetivo promover formação continuada de curta duração no Exterior para professores da rede estadual. Este estudo exploratório se ancora em referenciais sobre internacionalização por meio da mobilidade e o desenvolvimento da interculturalidade em política de formação docente “em cascata”.  Busca compreender se a mobilidade no Exterior propiciou a alguns professores e pedagogos participantes do PGMP realizar seus objetivos. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário eletrônico e a realização de um grupo focal virtual com um pequeno grupo de professores. De modo geral, os participantes avaliaram positivamente a experiência, especialmente com relação às diferenças culturais e educacionais, porém explicitaram dificuldades reveladoras de planejamento inadequado tanto na preparação quanto no retorno. As percepções estereotipadas sobre o país estrangeiro se caracterizaram como funcionais, sem aprofundamento sobre as razões para as diferenças.

 

Biografia do Autor

Marlene Neri Sabadin, Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR

Marlene Neri Sabadin, Doutora, Pós-doutoranda na área de Línguas Estrangeiras Modernas, na Universidade Estadual de Londrina - UEL, participante do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas e o Ensino de Línguas.

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR

Telma Nunes Gimenez,  Pós-Doutora, professora sênior  do CLCH - Depto. de Letras Vernáculas e Clássicas é líder do grupo de pesquisa  Políticas Linguísticas e o Ensino de Línguas na Universidade Estadual de Londrina-UEL/PR (Supervisora/Pós-doc)

Downloads

Publicado

2025-12-20

Como Citar

Sabadin, M. N., & Gimenez, T. N. (2025). O Programa Ganhando o Mundo Professor e a formação continuada: percepções de participantes. Calidoscópio, 23, 1–20. https://doi.org/10.4013/cld.2025.216.02