O Programa Ganhando o Mundo Professor e a formação continuada: percepções de participantes
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2025.216.02Palavras-chave:
Palavras- chave: mobilidade; interculturalidade; formação docente.Resumo
O Programa Ganhando o Mundo Professor (PGMP), lançado pelo governo do Estado do Paraná em 2023, teve como objetivo promover formação continuada de curta duração no Exterior para professores da rede estadual. Este estudo exploratório se ancora em referenciais sobre internacionalização por meio da mobilidade e o desenvolvimento da interculturalidade em política de formação docente “em cascata”. Busca compreender se a mobilidade no Exterior propiciou a alguns professores e pedagogos participantes do PGMP realizar seus objetivos. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário eletrônico e a realização de um grupo focal virtual com um pequeno grupo de professores. De modo geral, os participantes avaliaram positivamente a experiência, especialmente com relação às diferenças culturais e educacionais, porém explicitaram dificuldades reveladoras de planejamento inadequado tanto na preparação quanto no retorno. As percepções estereotipadas sobre o país estrangeiro se caracterizaram como funcionais, sem aprofundamento sobre as razões para as diferenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.













