Entrevista de emprego na Educação de Pessoas Jovens e Adultas: contribuições de Marcuschi para refletir sobre o gênero oral na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.07Palavras-chave:
Marcuschi, gêneros orais, entrevista de empregoResumo
Quais contribuições de Marcuschi podem ser observadas quando docentes tratam com o gênero de oral? Essa inquietação move este artigo, que se comprometeu em analisar como duas professoras em atuação na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) planejam/vivenciam o ensino do gênero entrevista de emprego. Com vistas a atingir o objetivo, realizamos uma conversar/partilha em um ambiente virtual e, a partir da gravação, destacamos extratos de fala que nos ajudassem a entender, de modo qualitativo, as contribuições teóricas defendidas pelo autor em tela. Os resultados evidenciaram a presença de Marcuschi, sobretudo, na compreensão que as professoras relevaram em relação aos elementos constitutivos do gênero e sua função social. Além disso, há uma atenção no trato com o gênero para as particularidades do público da EJA, para as dimensões extralinguísticas e paralinguísticas que compõem o encadeamento de estratégias de reflexão sobre esferas mais formais de uso da linguagem oral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.