Entrevista de emprego na Educação de Pessoas Jovens e Adultas: contribuições de Marcuschi para refletir sobre o gênero oral na prática docente

Autores/as

  • Fabrini Katrine da Silva Bilro Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel Universidade de Pernambuco - UPE https://orcid.org/0000-0002-6408-1626

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.07

Palabras clave:

Marcuschi, gêneros orais, entrevista de emprego

Resumen

Quais contribuições de Marcuschi podem ser observadas quando docentes tratam com o gênero de oral? Essa inquietação move este artigo, que se comprometeu em analisar como duas professoras em atuação na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) planejam/vivenciam o ensino do gênero entrevista de emprego. Com vistas a atingir o objetivo, realizamos uma conversar/partilha em um ambiente virtual e, a partir da gravação, destacamos extratos de fala que nos ajudassem a entender, de modo qualitativo, as contribuições teóricas defendidas pelo autor em tela. Os resultados evidenciaram a presença de Marcuschi, sobretudo, na compreensão que as professoras relevaram em relação aos elementos constitutivos do gênero e sua função social. Além disso, há uma atenção no trato com o gênero para as particularidades do público da EJA, para as dimensões extralinguísticas e paralinguísticas que compõem o encadeamento de estratégias de reflexão sobre esferas mais formais de uso da linguagem oral. 

Publicado

2024-12-16

Cómo citar

Katrine da Silva Bilro, F., Barbosa, M. L. F. de F., & Costa-Maciel, D. A. G. da. (2024). Entrevista de emprego na Educação de Pessoas Jovens e Adultas: contribuições de Marcuschi para refletir sobre o gênero oral na prática docente. Calidoscópio, 22(1), 128–140. https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.07