Escrita e reescrita no ambiente universitário como processo responsivo

Autores/as

  • Joanes Magalhães Lima Universidade Federal do Tocantins
  • Dalve Oliveira Batista-Santos Universidade Federal do Tocantins/Colegiado de Letras-Porto Nacional

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.01

Palabras clave:

escrita universitária;, resumo acadêmico;, feedback

Resumen

O presente artigo objetiva investigar como os processos de escrita e reescrita orientada (feedbacks) contribuem para o desenvolvimento de uma escrita responsiva. A principal problemática que desencadeia o nosso interesse por esta pesquisa é proveniente de uma inconformidade com a reprodução do discurso de que os estudantes universitários “escrevem mal/são iletrados” ou que não estariam preparados para estarem no Ensino Superior. Dessa forma, filiados aos pressupostos teóricos de Bakhtin (2011) e seu Círculo (Volóchinov, 2018), consideramos a linguagem como forma de interação, e os enunciados/discursos, pela ótica do dialogismo e atravessados pelos aspectos socioculturais e ideológicos. Assim, é uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa em Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), parte de uma perspectiva social do letramento e está embasada nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento (Street, 2014 e outros), consolidados nos anos de 1990.  Os resultados indicaram que os feedbacks são uma estratégia importante, pois possibilitam aos estudantes refletirem sobre seus atos e agir responsivamente no sentido de obterem uma aprendizagem mais significativa na produção textual.

Biografía del autor/a

Joanes Magalhães Lima, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Letras (área de concentração em Estudos Linguísticos) pelo Programa de Pós-graduação em Letras - PPG-Letras da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT (2023). Graduado em Letras - Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFT (2009). Possui especialização em Linguística Aplicada na Educação pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2015). Já atuou como Professor Convidado na UFT e ministrou a disciplina "Leitura e Produção Textual". Foi pesquisador pelo Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC - UFT), trabalho intitulado Estudos Linguageiros de Ritos Krahô - Cantiga de Kyiré (2008 - 2009). É servidor público federal na UFT, onde exerce o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais desde 2014 e atualmente trabalha na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários - Proex/UFT.

Dalve Oliveira Batista-Santos, Universidade Federal do Tocantins/Colegiado de Letras-Porto Nacional

Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Adjunta II na Universidade Federal do Tocantins - UFT, atuando na graduação em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e no Programa de Mestrado em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASIs), como Avaliadora Institucional. É membro do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens - PLES, nas linhas de pesquisa Escrita Acadêmica na Formação do Professor e Práticas de linguagem: leitura; escrita; análise linguística e, no Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora (GEIM), na linha de pesquisa Linguagem e Educação da PUC/SP. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas. Atua nas seguintes áreas: 1) Gêneros textuais e ensino de língua materna; 2) Práticas de letramento e ensino; 3) Letramento Acadêmico: Leitura e escrita na Universidade; 4) Formação do professor de Língua Portuguesa.

https://orcid.org/0000-0002-9133-3446

 

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Lima, J. M., & Batista-Santos, D. O. (2024). Escrita e reescrita no ambiente universitário como processo responsivo. Calidoscópio, 22(2), 270–290. https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.01