Escrita e reescrita no ambiente universitário como processo responsivo
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.01Palabras clave:
escrita universitária;, resumo acadêmico;, feedbackResumen
O presente artigo objetiva investigar como os processos de escrita e reescrita orientada (feedbacks) contribuem para o desenvolvimento de uma escrita responsiva. A principal problemática que desencadeia o nosso interesse por esta pesquisa é proveniente de uma inconformidade com a reprodução do discurso de que os estudantes universitários “escrevem mal/são iletrados” ou que não estariam preparados para estarem no Ensino Superior. Dessa forma, filiados aos pressupostos teóricos de Bakhtin (2011) e seu Círculo (Volóchinov, 2018), consideramos a linguagem como forma de interação, e os enunciados/discursos, pela ótica do dialogismo e atravessados pelos aspectos socioculturais e ideológicos. Assim, é uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa em Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), parte de uma perspectiva social do letramento e está embasada nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento (Street, 2014 e outros), consolidados nos anos de 1990. Os resultados indicaram que os feedbacks são uma estratégia importante, pois possibilitam aos estudantes refletirem sobre seus atos e agir responsivamente no sentido de obterem uma aprendizagem mais significativa na produção textual.
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