Por uma perspectiva dialógica de abordagem da sintaxe em práticas de análise linguística
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.02Palabras clave:
dialogismo, sintaxe, prática de análise linguísticaResumen
O artigo propõe, discute e defende a emergência de uma abordagem dialógica para a sintaxe, a ser considerada em práticas de análise linguística de perspectiva dialógica. Revisitam-se e sistematizam-se princípios teórico-metodológicos orientadores cunhados em diversos textos do Círculo de Bakhtin, e já reverberados parcialmente em trabalhos da Linguística Aplicada do Brasil, desde os que defendem o ensino contextualizado da gramática até os vinculados à proposta de análise linguística. Os resultados apontam que a abordagem dialógica da sintaxe é enunciativa por natureza, tendo foco às relações dialógicas e lógicas que constituem o sentido dos enunciados e às quais são inerentes a compreensão: a) das formas valoradas de introdução do discurso alheio no discurso autoral; b) das axiologias concretizadas na materialidade linguística; c) dos efeitos de sentido ou ressaltos valorativos consubstanciadores da expressividade do enunciado.
Palavras-chave: dialogismo; sintaxe; prática de análise linguística.
.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.