Por uma perspectiva dialógica de abordagem da sintaxe em práticas de análise linguística

Autores/as

  • Adriana Delmira Mendes Polato Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.02

Palabras clave:

dialogismo, sintaxe, prática de análise linguística

Resumen

O artigo propõe, discute e defende a emergência de uma abordagem dialógica para a sintaxe, a ser considerada em práticas de análise linguística de perspectiva dialógica. Revisitam-se e sistematizam-se princípios teórico-metodológicos orientadores cunhados em diversos textos do Círculo de Bakhtin, e já reverberados parcialmente em trabalhos da Linguística Aplicada do Brasil, desde os que defendem o ensino contextualizado da gramática até os vinculados à proposta de análise linguística. Os resultados apontam que a abordagem dialógica da sintaxe é enunciativa por natureza, tendo foco às relações dialógicas e lógicas que constituem o sentido dos enunciados e às quais são inerentes a compreensão: a) das formas valoradas de introdução do discurso alheio no discurso autoral; b) das axiologias concretizadas na materialidade linguística; c) dos efeitos de sentido ou ressaltos valorativos consubstanciadores da expressividade do enunciado.  

Palavras-chave: dialogismo; sintaxe; prática de análise linguística. 

.

Biografía del autor/a

Adriana Delmira Mendes Polato, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Estudos da Linguagem (UEM-PR). Professora de Língua Portuguesa e Prática de Ensino de Língua Portuguesa da graduação em Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-PR). Professora permanente no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD/UNESPAR).  

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Letras (UNESP-SP). Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM-PR).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP-SP). Professora da graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UFT) e do Programa de pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT). 

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Mendes Polato, A. D., Menegassi, R. J., & Fuza, Ângela F. (2022). Por uma perspectiva dialógica de abordagem da sintaxe em práticas de análise linguística . Calidoscópio, 20(1), 28–49. https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.02