Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distância
Abstract
A Educação a Distância vem se reestruturando devido a historicidade própria dos processos sociais e de mudanças interacionais das relações humanas, resultantes também de características pós-modernas. Tudo isso nos faz refletir sobre a reestruturação das identidades sociais nesse contexto o papel do/a docente no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de uma reflexão sobre as interações ético-discursivas no processo de ensino, a partir de revisão dos significados da profissão. Desse modo, baseando-nos na perspectiva da Linguística Aplicada, temos o objetivo de refletir sobre a relação entre propostas de interação entre professor/a-aluno/ a e identidade docente. Como pressupostos metodológicos, a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizamos o estudo de caso e a análise de produções textuais das consígnias de disciplinas do curso de Letras do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Concluimos que as práticas linguístico-discursivas do gênero consígnia sinalizam indícios identitários dos/as docentes, a partir da construção das escolhas ético-discursivas do/a professor/a, que compõem os aspectos interacionais entre os/as interlocutores/as no ambiente virtual de aprendizagem. Esses aspectos são construídos e reconstruídos a partir desse contexto instável da contemporaneidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Calidoscópio the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.