Pandemia e desinformação: aspectos da linguagem e da multimodalidade em campanha do Tribunal Superior Eleitoral

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.04

Abstract

Este artigo analisa três vídeos que compõem a campanha publicitária “Se for fake news, não transmita”, cujo anunciante foi o Tribunal Superior Eleitoral, em 2020. As peças foram produzidas para uma comunicação com a população sobre os riscos das notícias falsas para a democracia, e a mensagem se valeu de uma analogia entre as transmissões das fake news e a dos vírus. O apresentador convidado foi o biólogo e youtuber brasileiro Atila Iamarino. A abordagem multimodal dos vídeos à luz da semiótica social visa a mostrar que a análise da composição dos modos semióticos é insuficiente para uma compreensão mais refinada, sendo necessário abordar as modulações dos recursos dentro dos modos selecionados e possíveis, em condições tecnológicas e midiáticas também consideradas. É apresentada uma composição esquemática da decupagem de textos em modos e suas modulações.  

Palavras-chave: Fake News; Multimodalidade; Pandemia. 

Author Biography

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens e do Bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) do CEFET-MG.

Published

2021-07-23

How to Cite

Ribeiro, A. E. (2021). Pandemia e desinformação: aspectos da linguagem e da multimodalidade em campanha do Tribunal Superior Eleitoral. Calidoscópio, 19(1), 47–62. https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.04