Análise de erros em um corpus escrito digital de uma comunidade virtual
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.10Resumo
As comunidades virtuais para a aprendizagem de línguas facilitam a prática comunicativa em uma segunda língua ou em uma língua estrangeira em contextos naturais. Estes ambientes virtuais surgem como uma resposta integração e à globalização a partir dos recursos tecnológicos fornecidos na Internet. Neste artigo, são analisados textos digitais de uma comunidade virtual são analisados a fim de determinar a influência da L1 (inglês) nos erros causados pela transferência negativa na escrita produzida pelos participantes que desejam melhorar sua escrita em Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Para isto, foi realizado um estudo de análise de erros assistido por computador, focalizando a identificação dos erros etiológicos inter- linguísticos mais frequentes e a tendência de uso errôneo em um corpus digital constituído por 100 textos. Os resultados mostram que os erros de transferência negativos mais frequentes são o artigo definido e a preposição "a". Quanto ao artigo, o maior problema observado corresponde à omissão em substantivos de temas gerais. Em relação à preposição "a", foi observada uma maior frequência na omissão de introduzir objeto direto ou indireto da pessoa e a falsa seleção da preposição "a" ao invés da preposição "en".
Palavras-chave: Comunidades Virtuais para Aprendizagem de Línguas; Análise de Erros Assistidos por Computador; Corpus de Aprendizes de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) em formato digital; Transferência Negativa em ELE; Preposições em ELE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.