Análise de erros em um corpus escrito digital de uma comunidade virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.10

Resumo

As comunidades virtuais para a aprendizagem de línguas facilitam a prática comunicativa em uma segunda língua ou em uma língua estrangeira em contextos naturais. Estes ambientes virtuais surgem como uma resposta integração e à globalização a partir dos recursos tecnológicos fornecidos na Internet. Neste artigo, são analisados textos digitais de uma comunidade virtual são analisados a fim de determinar a influência da L1 (inglês) nos erros causados pela transferência negativa na escrita produzida pelos participantes que desejam melhorar sua escrita em Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Para isto, foi realizado um estudo de análise de erros assistido por computador, focalizando a identificação dos erros etiológicos inter- linguísticos mais frequentes e a tendência de uso errôneo em um corpus digital constituído por 100 textos. Os resultados mostram que os erros de transferência negativos mais frequentes são o artigo definido e a preposição "a". Quanto ao artigo, o maior problema observado corresponde à omissão em substantivos de temas gerais. Em relação à preposição "a", foi observada uma maior frequência na omissão de introduzir objeto direto ou indireto da pessoa e a falsa seleção da preposição "a" ao invés da preposição "en".

Palavras-chave: Comunidades Virtuais para Aprendizagem de Línguas; Análise de Erros Assistidos por Computador; Corpus de Aprendizes de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) em formato digital; Transferência Negativa em ELE; Preposições em ELE.

Biografia do Autor

Anita Ferreira Cabrera, Universidade de Concepción - Chile

Doutora em Linguística pela Universidade Católica de Valparaíso, Chile e Doutora em Inteligência Artificial pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Atualmente ela é professora na Universidade de Concepción, Chile.

Jessica Elejalde, Universidad Católica de Temuco - Chile

Doutora em Linguística pela Universidade de Concepción. Professor na carreira de Pedagogia em Língua Espanhola na Universidade Católica de Temuco.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Ferreira Cabrera, A., & Elejalde, J. (2022). Análise de erros em um corpus escrito digital de uma comunidade virtual. Calidoscópio, 20(1), 190–212. https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.10