Pandemia e desinformação: aspectos da linguagem e da multimodalidade em campanha do Tribunal Superior Eleitoral
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.04Resumo
Este artigo analisa três vídeos que compõem a campanha publicitária “Se for fake news, não transmita”, cujo anunciante foi o Tribunal Superior Eleitoral, em 2020. As peças foram produzidas para uma comunicação com a população sobre os riscos das notícias falsas para a democracia, e a mensagem se valeu de uma analogia entre as transmissões das fake news e a dos vírus. O apresentador convidado foi o biólogo e youtuber brasileiro Atila Iamarino. A abordagem multimodal dos vídeos à luz da semiótica social visa a mostrar que a análise da composição dos modos semióticos é insuficiente para uma compreensão mais refinada, sendo necessário abordar as modulações dos recursos dentro dos modos selecionados e possíveis, em condições tecnológicas e midiáticas também consideradas. É apresentada uma composição esquemática da decupagem de textos em modos e suas modulações.
Palavras-chave: Fake News; Multimodalidade; Pandemia.
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