Editoriais sobre a pandemia do coronavírus: a modalidade facultativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.05

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer uma descrição e análise da modalidade facultativa como recurso e estratégia argumentativa no gênero jornalístico opinativo, o editorial. Para isso, recorremos aos estudos relativos à modalização discursiva e à tipologia das modalidades de Hengeveld (2004), que define a modalidade facultativa como aquela referente às capacidades e às habilidades intrínsecas e adquiridas. Assim sendo, foram selecionados 60 editorias, disponibilizados online no site do jornal O Diário do Nordeste, cujo conteúdo abordava os efeitos da pandemia do coronavírus. Após a análise da modalidade facultativa nos editoriais, verificou-se que ocorre, preferencialmente, a não-inclusão [-inclusão] do falante na incidência do valor modal, elegendo orientações modais para o Evento, fazendo com a facultatividade instaurada fosse menos enfática [-categórica] e com enunciados modalizados de forma positiva [+positivo]. Ao instaurar a modalidade facultativa, o editorialista fez uso, majoritariamente, de auxiliares modais, flexionados no presente do indicativo, o que aproxima a modalidade facultativa do aspecto realis, ou no presente do subjuntivo, o que a aproxima do aspecto irrealis. Por fim, concluiu-se a relevância da modalidade facultativa como recurso e estratégia argumentativa, em que esta é engendrada no discurso tendo em vista as intenções e os propósitos comunicativos do editorialista. 

Palavras-chave: Modalização Discursiva; Modalidade Facultativa; Argumentação.  

Biografia do Autor

André Silva Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Especialista em Retórica e Argumentação (UNIARA). Mestre e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC).

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

Silva Oliveira, A. . (2021). Editoriais sobre a pandemia do coronavírus: a modalidade facultativa. Calidoscópio, 19(1), 63–76. https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.05

Edição

Seção

Artigos