v. 8, n. 15 (2004)

Julho/Dezembro

Sumário

Editorial

Apresentação PDF
Comissão Editorial 7-10

Artigos

Perfil do Secretário Municipal de Educação da Região Sul PDF
Marta Luz Sisson de Castro, Magda Vianna de Souza 11-38
Modernidade e modernização no Rio Grande do Sul: a expansão da escola pública (1889-1930) PDF
Berenice Corsetti 39-59
Tempos de democracia e participação: o Conselho Escolar como possibilidade de desconcentração do poder PDF
Daianny Madalena Costa 61-77
Iluminismo às avessas como contexto da pós-graduação no Brasil PDF
Maria Célia Marcondes de Moraes 79-101
Avaliação e poder na docência universitária: campos legitimados e saberes silenciados PDF
Maria Isabel da Cunha 103-128
A proposta pedagógica para o ensino médio: a interlocução entre a formação por competências e as práticas pedagógicas cotidianas PDF
Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet 129-156
Currículo, cultura e sociedade PDF
Alfredo Veiga-Neto 157-171
Currículo e ética da ambivalência na cibercultura: produzindo deslocamentos em identidades institucionais PDF
Cecília Irene Osowski 173-194
Etnomatemática, currículo e práticas sociais do “mundo da construção civil” PDF
Claudia Glavam Duarte 195-215
A construção político-cognitiva da exclusão social no campo educativo PDF
José Alberto Correia 217-246
A educação de jovens e adultos no Brasil: um campo político-pedagógico em disputa PDF
Rute Vivian Angelo Baquero, Maria Clara Bueno Fisher 247-263
Produzindo exclusão por conhecimento: uma análise do habitus do professor de Matemática PDF
Maria Cristina Kessler 265-291

Resenhas

A Pedagogia da vida cotidiana e participação cidadã, de César Muñoz PDF
Marília Kley 293-296
Rivalidades produtivas – disputas e brigas que impulsionaram a Ciência e a Tecnologia, de Michael White PDF
Patrícia Nunes 297-303
Foucault e a educação, de Alfredo Veiga-Neto PDF
Terciane Ângela Luchese 305-308
Escola pública: regulação, desregulação e privatização, de João Barroso PDF
Gláucia Trinchão, Flávia Werle 309-320
A impostura científica em dez lições, de Michel Pracontal PDF
Attico Chassot 321-326


ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo