A proposta pedagógica para o ensino médio: a interlocução entre a formação por competências e as práticas pedagógicas cotidianas
Resumo
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovada em 1996, conferiu “caráter de norma legal à condição do Ensino Médio como parte da Educação Básica”, provocando profundas alterações na identidade desse nível de ensino, explicitadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O discurso oficial anunciou a separação entre o ensino médio e a educação profissional, enfatizando a importância da educação média assumir um caráter de formação geral. Os textos oficiais referem-se ao ensino médio como aquele que deverá vincular-se ao mundo do trabalho com a função de desenvolver a pessoa humana para o exercício da cidadania. Definem, ainda, a identidade do ensino médio numa dimensão de contemporaneidade, dotando-a de flexibilidade e diversificação necessárias à articulação com o mundo produtivo orientando uma reforma curricular centrada no desenvolvimento de competências. Esse texto discute os pressupostos conceituais que permeiam a formação por competências pretendida para o ensino médio e tenta compreender, através do depoimento dos professores, o cenário que abrigou a reforma proposta. Ouvir os docentes foi fundamental para elucidar as leituras feitas pelos protagonistas escolares na sua condição cultural e no território concreto onde se movimentam.
Palavras-chave: ensino médio, formação por competências, prática pedagógica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.