Educação Unisinos

Educação Unisinos dá continuidade à Revista Estudos-Leopoldenses - Série Educação, fundada em 1997. Atualmente a Revista está posicionada no Qualis/Periódicos da Capes como A2 e está indexada em importantes bases de dados nacionais e internacionais.

Educação Unisinos tem como objetivo elevar a qualidade da produção científica na área educacional, em nível nacional e internacional. Publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas, bem como ensaios teóricos, resenhas e entrevistas de pesquisadores do país e do exterior. Seu público-alvo são professores dos diferentes níveis de ensino e pesquisadores do campo da educação.

A Revista compromete-se com a difusão da produção científica das ciências humanas, com ênfase na área da Educação, em especial nas sub-áreas: História da Educação, Filosofia da Educação, Políticas Educacionais, Gestão e Avaliação educacional, Formação de Professores, Currículo, Práticas Pedagógicas, Educação em Espaços não-escolares e Cultura Digital.


v. 20, n. 1 (2016): Janeiro/Abril

Sumário

Editorial

Apresentação PDF
Gelsa Knijnik 1-2

Artigos

Nihil obstat. Las ciencias naturales escolares y la fabricación del ciudadano católico en Colombia PDF (Español)
Gonzalo Peñaloza, Paola Valero 3-13
Instrução particular e a oferta de internato na Província de Sergipe (1840-1888) PDF
Joaquim Tavares da Conceição 14-27
Políticas educacionais no Brasil: direito e obrigatoriedade na educação infantil PDF
Maria Cecília Luiz, Rafaela Marchetti, Ronaldo Martins Gomes 28-38
Contexto escolar e sentidos de educação de qualidade para o ensino médio PDF
Jean Mac Cole Tavares Santos, Marcia Betania de Oliveira 39-47
Escola pública e professor como adulto de referência: indispensáveis em qualquer projeto de nação PDF
Fernando Seffner 48-57
A educacionalização do social e as implicações na escola contemporânea PDF
Kamila Lockmann 58-67
O agenciamento Deleuze-Guattari: considerações sobre método de pesquisa e formação de pesquisadores em educação PDF
Cintya Regina Ribeiro 68-75
Educação Ambiental em (re)vista: a produção discursiva da Revista Nova Escola PDF
Lucélia Bárbara Moraes Hortêncio, Iara Vieira Guimarães 76-86
Formação, pesquisa e extensão na inserção ao campo da Educação Infantil PDF
Valdete Côco, Kallyne Kafuri Alves, Greziele Corrêa Ferreira 87-95
Crianças precoces com indicadores de altas habilidades/superdotação: as características que contrariam a imagem de aluno “ideal” PDF
Bárbara Amaral Martins, Miguel Claudio Moriel Chacon 96-105
O processo de ensino e aprendizagem em questão: implicações metodológicas e motivacionais PDF
Ana Elisa da Costa Moreira, Katya Luciane de Oliveira, Fabio Alexandre Pereira Scacchetti 106-116
Utilização de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido na formação de professores na França PDF
Paula Virgínia Chaves Cabral Andrade, Nadja Maria Acioly-Régnier 117-128

Entrevistas

Fernando Álvarez Uría – un intelectual de nuestro tiempo PDF (Español)
Fernando Alvarez Uría, Gelsa Knijnik 129-139

Resenhas

Pensamento descolonial: uma ressignificação da teoria crítica desde nossa América PDF
Telmo Adams 140-143


ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93022-000, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues