Educação Unisinos

Educação Unisinos dá continuidade à Revista Estudos-Leopoldenses - Série Educação, fundada em 1997. Atualmente a Revista está posicionada no Qualis/Periódicos da Capes como B1 e está indexada em importantes bases de dados nacionais e internacionais.

Educação Unisinos tem como objetivo elevar a qualidade da produção científica na área educacional, em nível nacional e internacional. Publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas, bem como ensaios teóricos, resenhas e entrevistas de pesquisadores do país e do exterior. Seu público-alvo são professores dos diferentes níveis de ensino e pesquisadores do campo da educação.

A Revista compromete-se com a difusão da produção científica das ciências humanas, com ênfase na área da Educação, em especial nas sub-áreas: História da Educação, Filosofia da Educação, Políticas Educacionais, Gestão e Avaliação educacional, Formação de Professores, Currículo, Práticas Pedagógicas, Educação em Espaços não-escolares e Cultura Digital.


v. 19, n. 2 (2015): Maio/Agosto

Sumário

Editorial

Apresentação PDF
Gelsa Knijnik 166-167

Artigos

La clave es el individuo: prácticas de sí y aprendizaje permanente PDF (Español)
Dora Lilia Marín-Díaz 168-174
O convite de Hannah Arendt: (re)significações da crise na educação PDF
Andrea Stefania Mascarello, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto 175-183
O presidente Castro Pinto e a Universidade Popular: ideais da educação na Parahyba do Norte publicados no jornal A União (1912-1915) PDF
Charliton José dos Santos Machado, Maria Lúcia da Silva Nunes, Larissa Meira de Vasconcelos 184-195
A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo, 1890-1950) PDF
Wagner Rodrigues Valente 196-205
As aulas de Educação Física no Colégio Nossa Senhora Aparecida de Nova Prata, RS (1937-1949) PDF
Tuany Defaveri Begossi, Vanessa Bellani Lyra, Janice Zarpellon Mazo 206-216
O trabalho colaborativo nas políticas curriculares em Portugal na transição de séculos PDF
Carlinda Leite, Carmem Lúcia Lascano Pinto 217-227
A institucionalização da Educação a Distância no Ensino Superior Público Brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil PDF
Marcello Ferreira, Teresa Cristina Janes Carneiro 228-242
Atuação e concepções in/exclusivas de professores regulares dos municípios de Alfenas e Araras PDF
Claudia Gomes, Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Daniele Lozano 243-251
Formação Inicial em Pedagogia: os professores colaboradores no Estágio Supervisionado PDF
Marina Cyrino, Larissa Cerignoni Benites, Samuel de Souza Neto 252-260
Relações entre rotinas em sala de aula e dificuldades de aprendizagem PDF
Danieli Winck Iijima, Maria Lidia Sica Szymanski 261-272
O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem segundo licenciandos em Geografia PDF
Sandro de Castro Pitano, Bianca Beatriz Roqué 273-282
Pegada ecológica como recurso didático em atividades de educação ambiental on-line PDF
Valdir Lamim-Guedes 283-289

Entrevistas

Eli Bartra: caminhos formadores no feminismo e na arte popular PDF
Eli Batra, Edla Eggert, Amanda Motta Castro 290-296

Resenhas

Uma caixa de ferramentas PDF
Levi Nauter de Mira 297-299


ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93022-000, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues