O Fórum Nacional do Trabalho e as Centrais Sindicais Brasileiras.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v1i3.92Palabras clave:
Centrais Sindicais. Reforma Sindical. Governo Lula.Resumen
A criação do Fórum Nacional do Trabalho (FNT) no início do Governo Lula foi uma tentativa de conciliar posições divergentes dos trabalhadores, empresários e governo em torno da reforma sindical no momento em que as mudanças no mundo do trabalho justificariam a necessidade de tais reformas. No entanto, diversamente da pretensão do governo ocorreram conflitos contundentes entre os atores envolvidos. O estudo visa analisar a posição das centrais sindicais (CUT, CGT, FS) através do pronunciamento dos líderes sindicais e dos documentos oficiais das centrais sobre a proposta de reforma sindical consubstanciada na PEC 369/05. A conclusão a que se chega é que o recuo das centrais sindicais integrantes do FNT, que defendiam abertamente uma postura mais liberal em relação às bandeiras históricas de defesa da pluralidade sindical, da implantação da negociação coletiva e da retirada do Estado na regulação das relações trabalhistas no Brasil (como é o caso da CUT), deveu-se ao receio de que uma alteração substancial da estrutura sindical conduziria à prevalência do negociado sobre o legislado e acarretaria ainda mais perdas para os trabalhadores. As centrais sindicais e as correntes que historicamente se perfilaram a favor da intervenção do Estado como mediador nas relações capital/trabalho e da existência de uma legislação minimamente protetora do trabalho, com facilidade encontraram argumento para a defesa veemente de suas ideias, como é o caso da CGT, da CSC e das Confederações de Trabalhadores. Nesse contexto de frágil consenso, a proposta de reforma sindical não logrou grande empenho na sua aprovação o que explica o fato de ainda estar em tramitação no Congresso Nacional.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)