A mulher como força de trabalho na modernização da agricultura no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v1i3.81Palabras clave:
Mulheres. Modernização. Movimentos de Mulheres.Resumen
Pode-se afirmar que as mulheres foram esquecidas pela História até pouco tempo atrás, ou melhor, parece que o processo histórico da humanidade veio sendo realizado somente por homens. Porém, na sociedade isso veio mudando, isto é, passou-se a observar melhor o significado da mulher diante da organização familiar, na economia, nos movimentos sociais, na política e no trabalho coletivo. Por isso, a presença da mulher trabalhadora no mundo rural como força de trabalho a partir da modernização da agricultura brasileira, é um objeto importante a ser pesquisado. Afinal, com a modernização da agricultura iniciado a partir das décadas de 1960-80, a mulher passou a comparecer como força de trabalho e não mais totalmente subordinada à família, como em décadas anteriores. A partir de uma análise teórica bibliográfica, pretende-se ressaltar a ideia de que a mulher trabalhadora rural, por fazer parte de uma parcela considerável da sociedade e por representar uma força de trabalho ativa em grande escala no mundo capitalista, não deve ser esquecida e nem tratada com indiferença. As mulheres trabalhadoras rurais como sujeitos sociais e políticos vão continuamente transformando suas vidas e saindo da invisibilidade. Através dos movimentos as mulheres trabalhadoras fazem suas reivindicações tentam transformar o mundo rural brasileiro. Portanto, a participação das mulheres nos movimentos é relevante, porque permite que elas se formem como sujeitos políticos para que possam conhecer seus direitos e suas responsabilidades.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)