Considerações gerais sobre os operários da Viação Férrea do
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v1i3.73Palabras clave:
Greve. Operários. Viação Férrea do Rio Grande do Sul.Resumen
Neste trabalho buscar-se-á apresentar algumas considerações gerais acerca da atuação política e ideológica da categoria dos ferroviários no Rio Grande do Sul a partir da revisão bibliográfica realizada. Os ferroviários são tratados quase sempre enquanto uma categoria que foi muito próxima do ideário positivista e trabalhista, buscando suas conquistas econômicas a partir da “lei e da ordem”, mas sem nunca deixar de recorrer ao uso de paralisações e greves como mecanismo de pressão. Defender-se-á uma hipótese sobre a atuação política dos ferroviários do período destacado, de que pode-se perceber uma dualidade na atuação dos ferroviários, não podendo ser reduzida sua atuação nas falas de dirigentes sindicais e dos próprios órgãos governamentais em relação á categoria. Se por um lado, é evidente que se criaram laços entre os ferroviários e os governos estaduais, também é evidente que a atuação deste não se reduzia à estratégia dentro da “ordem”. A radicalização exposta na greve de 1917 e o estabelecimento de parede em 1936, numa conjuntura de repressão e anticomunismo (devido à insurreição comunista de 1935), nos leva a perceber que havia uma forte tradição de resistência e organização de base na categoria, o que pode ser explicado pela análise da greve de 1917.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)