Diálogos entre Mnemosinee Clio: a representação do passado da cidade na narrativa de Athos Damasceno
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i7.357Palabras clave:
representação, identidade, urbanizaçãoResumen
Este trabalho busca investigar como se dá a representação do passado de Porto Alegre elaborada pelo escritor Athos Damasceno Ferreira (1902-1975). As fontes são alguns dos estudos históricos do autor publicados na década de quarenta, tais como “Imagens Sentimentais da Cidade” (1940) e “Sacadas e Sacadinhas Porto-alegrenses” (1945). Athos Damasceno teve uma atividade intelectual bastante diversificada, mas, seja como poeta, cronista ou historiador, é flagrante seu interesse pela história cultural, por ele acionada através do estudo do cotidiano da cidade, seu objeto de pesquisa favorito. Nesse sentido, é possível afirmar que o contexto de modernização e urbanização da capital, experimentado a partir dos anos 1940, motivou a abordagem de duas questões fundamentais. A primeira delas é a problemática da identidade dos cidadãos porto-alegrenses, fragilizada diante do advento das transformações do espaço urbano. A segunda questão, diretamente ligada à primeira, refere-se às relações do autor e da sociedade com o tempo. A hipótese deste estudo é de que possivelmente esteja em questão um momento de crise de tais relações, espelhado nos interesses de pesquisa de diversos intelectuais. Com sua narrativa, Athos Damasceno investe na afirmação da continuidade temporal de uma identidade local, que se debilitava em razão da aceleração da temporalidade. Desse modo, sua escrita evidencia a indissociável relação dialógica entre memória e história. O que se quer explorar, portanto, é o fato de que o autor, ao investir no estudo dos costumes, práticas e manifestações culturais dos habitantes da capital, dá a ver determinada face da identidade da cidade e seus habitantes.
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