Visualidades da Oktoberfest da SOGIPA e de Porto Alegre emuma edição comemorativa: memória e patrimônio cultural em fotografias
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i7.343Palabras clave:
Porto Alegre, Oktoberfest da SOGIPA, Turnerbund e SOGIPA, fotografia e memória, fotografia e patrimônio cultural, Acervo Memorial SOGIPA.Resumen
Uma das estratégias para preservação e difusão do patrimônio cultural são as publicações, impressas e digitais, fundamentadas nos acervos que ainda reúnem raras fontes de pesquisa. Este trabalho se dirige à memória da Oktoberfest da Sociedade de Ginástica Porto Alegre, 1867 – SOGIPA. Evento que completou cem anos, em 2011, marcando a data desde a realização da primeira festa no Brasil, que foi promovida em 1911, pelo Grupo Die Haberer, à época uma associação independente, sediada no Turnerbund (Aliança de Ginástica), atual SOGIPA. As atividades que pontuaram a data foram contempladas pelo projeto cultural “Centenário da Oktoberfest da SOGIPA – 58ª Edição”, realizado entre 2011 e 2013, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A SOGIPA surgiu em 1867, como DeustcherTurnverein (Sociedade Alemã de Ginástica), sendo um clube social, esportivo e cultural, de forte influência enquanto instituição representativa da etnia germânica na cidade até a década de 1940. Há muitos anos, deixou de ser um clube exclusivo de alemães e reúne, hoje, várias etnias entre seus associados, colaboradores e atletas. Promove a Oktoberfest, em sua sede do Parque São João, o local em que a festa sempre ocorreu, com um público diversificado, interessado em conhecer a cultura trazida pelos imigrantes bávaros. O acervo fotográfico do Memorial do clube, por conservar imagens únicas da festa e seus agentes no cenário da cidade, foi a base para a produção do livro “Centenário da Oktoberfest da SOGIPA– Edição comemorativa trilíngue – Década de 1910 a 2011”, organizado pela autora, com textos em português, espanhol e alemão e mais de uma centena de imagens, e que está sendo distribuído gratuitamente para instituições. Dentre as imagens, há registros de uma antiga Porto Alegre, que desde o século XIX recebeu a presença do clube, como parte desse mosaico cultural que é a cidade.
Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)