Um olhar sobre o início da colonização alemã no RS por meio das pinturas de Pedro Weingärtner
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i7.342Palabras clave:
Imigrante alemão, Pedro Weingärtner, Representação.Resumen
Este trabalho busca fazer uma análise das obras do pintor gaúcho Pedro Weingärtner de temática regional que retratem a imagem do imigrante alemão no Rio Grande do Sul, no final do século XIX e início do XX. A análise dessas pinturas busca dialogar com a História do Estado, tentando compreender de que forma esse tipo social aparece nas pinturas, suas características, seu modo de vida, e os elementos socioculturais que podem ser encontrados e estudados, aliando, dessa forma, Arte e História. Este trabalho também visa à compreensão do processo de imigração e o estabelecimento dos primeiros imigrantes alemães chegados ao Estado do RS sob a ótica das Artes Plásticas, apontando para as questões de formação e colonização dos imigrantes no Rio Grande do Sul. Contudo, parte da análise da representação e identidade desse tipo social nas pinturas. Analisando as telas de um pintor com características tão peculiares quanto Weingärtner, nas suas narrativas pictóricas, que reproduziu cenários e situações a partir de esboços e fotografias do meio em que interagia, nos dão algumas pistas dessa formação inicial da colonização dos imigrantes alemães na sociedade sulista.
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