“O Robespierre leopoldense” – memória e representações de Lindolfo Collor na cidade de São Leopoldo
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i7.340Palabras clave:
Memória, Biografismo, Imigração alemã.Resumen
A partir de questões propostas sobre produções de caráter biográfico e as íntimas relações possíveis com a memória e a identidade propostas por autores como François Dosse, Sabina Loriga, Roger Chartier, Peter Burke, entre outros, discute-se neste texto a apropriação da imagem de Lindolfo Collor, em diferentes momentos comemorativos da cidade de São Leopoldo, como um dos principais símbolos do desenvolvimento político/econômico do município; bem como exemplo máximo de labor, ética e integridade, atribuídos à imigração alemã – um dos pilares memorialísticos da cidade de São Leopoldo – e a Lindolfo Collor, considerado em diferentes momentos um dos mais destacados representantes da imigração alemã na cidade. Em diferentes contextos, sobretudo comemorativos à imigração alemã, ou mesmo em eventos que rememoram e/ou exaltam a história da cidade, Lindolfo Collor surgiu como figura relembrada por uma série de intelectuais ligados à cidade de São Leopoldo, que o exaltam, por exemplo, como o primeiro ministro do Trabalho, jornalista incansável e combativo, ferrenho defensor dos próprios ideais, e como grande perseguido durante o Estado Novo (1937-1945) de Getúlio Vargas. Percebe-se também, nessas apropriações, grande interesse da família de Lindolfo, sobretudo no período de campanha eleitoral e estada na presidência da República do neto, Fernando Collor de Mello, em cristalizar e perpetuar um tipo de memória sobre Lindolfo, que pode ser considerada a “imagem oficial” do biografado até os dias de hoje.
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