Saúde e suas implicações nas modificações urbanas de Santa Maria/RS na segunda metade do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i7.336Palabras clave:
História da Saúde, urbanização, cemitério, higiene.Resumen
Investigando a respeito do projeto de saneamento de Santa Maria/RS no início do século XX, notou-se que esta ação política e de saúde teve repercussões no cenário urbano da cidade no período. A partir disto, procurou-se por indícios que evidenciassem preocupações e ações semelhantes em um período anterior ao estudado, no qual se encontrou relatos desde meados do século XIX sobre intervenções no meio urbano relacionadas a questões de saúde e higiene. Como se trata de uma pesquisa de dissertação de mestrado em sua fase inicial, optou-se por verificar nesta proposta apenas um estudo de caso sobre a preocupação do vigário da paróquia de Santa Maria para que cemitério da cidade fosse transferido do centro para uma área mais afastada, cuja principal justificativa era o melhoramento da salubridade do local. Verificando a documentação referente a este pároco, percebe-se que seus interesses perpassavam por ordens religiosas e espirituais; de organização urbana e, o que chama mais atenção, de saúde pública. Dessa maneira, objetiva-se compreender melhor esta relação que se dá entre intervenção urbana e saúde pública, através da figura do cemitério. Para isto, serão utilizadas as correspondências trocadas entre o vigário Antônio Gomes Coelho do Vale com os presidentes da Província, entre eles Joaquim Fernandes Leão.Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)