PONTO DE CULTURA KANHGÁG JÃRE
CAMINHO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/2008
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2021.1026.03Palabras clave:
Educação, Interculturalidade, AudiovisualResumen
Os povos indígenas brasileiros tem buscado revitalizar suas expressões culturais, mediante o registro em livros, fotografias, peças artísticas ou audiovisuais. A escrita das nossas línguas, a publicação das nossas histórias, a inserção no mundo da literatura e do audiovisual são ferramentas contemporâneas para visibilizar as lutas e a resistências dos povos indígenas. São iniciativas protagonizadas por indígenas, cuja autoria é pouco disseminada e esbarra na limitada difusão junto aos espaços de saber, onde contribuem para a superação da visão preconceituosa e colonizadora predominante em nossa aldeia global. A valorização das culturas indígenas é um movimento de protagonismo indígena. Apresentaremos iniciativas envolvendo anciãos mestres de cultura Kaingáng, artesãos, artistas, arte educadores, jovens, crianças e profissionais indígenas no contexto do Ponto de Cultura Kanhgág Jãre, do Instituto Kaingáng, valorizando nossos saberes em contribuição à implementação da Lei 11.645/2008.
Citas
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº 11: 89-117, 2013
BRASIL. Lei Nº 10.639. (...) estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 26/10/2021.
BRASIL. Lei Nº 11.645. (...) estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em outubro de 2021
CANDAU, V. M; RUSSO, K. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 29, 2010, p. 151-169.
COSTA, G.; GALINDO, D. Produção audiovisual indígena no Brasil: cartografia de um percurso. C&S – São Bernardo do Campo, v. 43, n. 1, 2021, p. 103-139.
GALLOIS, D.; CARELLI, V. Vídeo e diálogo cultural: experiência do projeto Vídeo nas Aldeias. Horizontes Antropológicos, v. 1, n. 2, 1995, p. 61-72.
GOMES, N. L. Educação e Diversidade Étnico-cultural. In: RAMOS, Marise Nogueira; ADÃO, Jorge Manoel; BARROS, Graciete Maria Nascimento (Coordenação). Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003, p. 67-76.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, 2008, p. 115-147.
KAINGÁNG, Andila. Depoimento [04/10/2021]. Terra Indígena Serrinha. Depoimento cedido à esse trabalho. Pesquisadora: Susana Belfort, 2021.
KAINGÁNG, Lúcia Fernanda Jófej; KAINGÁNG, Susana (Orgs.) Expressões culturais tradicionais Kaingáng. Ronda Alta: Instituto Kaingáng, 2021
KAINGÁNG, Sônia. Kanhgág tỹ nén sῖnvῖ hár – expressões culturais tradicionais kaingáng, Ronda Alta: Instituto Kaingáng, 2021 Disponível em: https://institutokaingang.org.br/livro-kanhgag-ty-nen-s%e1%bf%96nv%e1%bf%96-har-expressoes-culturais-tradicionais-kaingang/ . Acesso em outubro de 2021
KAINGÁNG, Susana; KAINGÁNG, Lúcia Fernanda Jófej (Orgs.). Ponto de Cultura Kanhgág Jãre: 15 anos. Ronda Alta: Instituto Kaingáng, 2020.
KAMBEBA, Márcia Wayna. Literatura Indígena: da oralidade à memória escrita. In: DORRICO, Julie et al (Orgs.) Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Editora Fi, p. 39-44, 2018.
KNAPP, Cássio.. Políticas públicas na educação escolar indígena. In: TEDESCHI, Losandro Antonio et al (Orgs.). Abordagens Interculturais. Porto Alegre: Martins Livreiro-Editor, p. 179-188, 2008
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, v. 26, n. 1: 15-40, 2010.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novos Rumos, Ano 17, n. 37: 4-28, 2002
ROSA, Graziela Oliveira Neto da. História que a história não conta: Art. 26 A LDBEN no caminho do trem! Porto Alegre/RS, Dissertação (Mestrado Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021
WALSH, Catherine. Geopolíticas del conocimiento, interculturalidad y descolonialización. In: Boletín ICCI-ARY Rimay, Año 6, Nº 60, Marzo, 2004 Disponível em: http://icci.nativeweb.org/boletin/60/walsh.html Acesso em: outubro de 2021.

Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Latino-Americana de História

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)