KANHGÁG JYKRE KAR - FILOSOFIA, EDUCAÇÃO KANHGÁG E A ORALIDADE

UMA ABERTURA DE CAMINHOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2021.1026.02

Palabras clave:

Interculturalidade, Sabedoria, Conhecimento, Diálogo

Resumen

O presente artigo, intitulado kanhgág Jykre Kar Filosofia, educação Kanhgág e a oralidade: uma abertura de caminhos, trata da organização social do povo indígena Kanhgág/RS, sua história, educação, a escola indígena e sua proposta indígena diferenciada, o bilinguismo, a inclusão e a interculturalidade. Tem como objetivo registrar a oralidade para orientar meu povo e os professores indígenas e não indígenas, que possuem interesse e atuam nas escolas indígenas ou em temáticas sobre o mundo indígena. O aporte teórico foi baseado nos escritos de outras pesquisas indígenas que escreveram sobre esta temática. Foram ouvidas as pessoas mais velhas (Ti Si Ag) e os pajés (Kujá), valorizando seus conhecimentos e suas sabedorias. Destaco a importância de um pensar indígena, abrindo a compreensão de um mundo povoado por diferentes culturas e. O mundo Kanhgág visitado, vislumbrado com outros olhares. As trocas vivências. O trabalho propôs uma abertura de caminhos, um diálogo que precisa continuar. Diálogos interculturais precisam acontecer para que novas aprendizagens possam surgir.

Biografía del autor/a

Dorvalino Refej Cardoso, Professor Kanhgág

Kanhgág, liderança e professor bilíngue na comunidade Por Fi Ga. Mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Citas

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. DALLA ZEN,Maria Isabel Habckost. XAVIER, Maria Luisa Merino de Freitas (Organizadoras). Povos Indígenas & Educação. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

BRASIL. Lei Federal no 11.645 de 10 de março de 2008. Disponível em

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em outubro de 2021

CARDOSO, Dorvalino Refej. Aprendendo com todas as formas de vida do Planeta. Educação oral e educação escolar Kanhgág. Trabalho de Conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/103318 Acesso em outubro de 2021

CLAUDINO, Zaqueu Key. A formação de pessoa nos pressupostos da tradição da educação indígena Kaingang. Dissertação de Mestrado. Universidade federal do Rio Grande do Sul, PPGEdu, Porto Alegre, 2013.

FERREIRA, Bruno. Educação Kaingang: processos próprios de educação escolar. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2014.

KRESÓ, Pedro. O kiki permanece. In: Vyjkág, Adão Sales et al. Textos Kanhgág. Brasília: APBKG/DKA - Áustria/MEC/PNUD, 1987, P.80-81.

Publicado

2022-01-21