TRABALHO INTERDISCIPLINAR DURANTE A PANDEMIA – REFLEXÕES SOBRE AÇÃO PEDAGÓGICA “FOI MEMORÁVEL"
NOSSAS VIVÊNCIAS NO CTISM
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2022.1128.18Palabras clave:
Ensino Remoto, Memória, IdentidadeResumen
A memória – e suas expressões – é objeto de estudo desde, ao menos, a antiguidade clássica. Mas é na segunda metade do século XX que pensadores de diversos campos do saber desenvolveram estudos que redimensionaram a temática, ressaltando-se o enfoque que identificou a relação entre as lutas pelo poder e a instituição e/ou silenciamento de memórias. Mais recentemente, a História e a Sociologia têm conferido relevância às expressões memorialistas individuais como significativas fontes de estudo. É neste contexto que objetivamos articular o conhecimento acerca da memória, pela perspectiva da História, da Sociologia e da Língua Portuguesa/Literatura, com a produção de registros memorialistas dos alunos dos 3ºs anos dos cursos integrados diurnos do CTISM. Para realização do trabalho, fizemos uso de uma sequência de ações pedagógicas como recurso metodológico, as quais culminaram na organização da Mostra de Memórias e na produção do e-book “Foi Memorável: nossas vivências no CTISM”.
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