ENTRE LA FICCIÓN Y EL REAL: REFLEXIONES, LÍMITES Y PERSPECTIVAS DE LOS USOS DE LAS PELÍCULAS EM LAS CLASES DE HISTORIA
REFLEXÕES, LIMITES E PERSPECTIVAS DOS USOS DOS FILMES NAS AULAS DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2022.1128.17Resumen
O foco deste artigo será refletir sobre o uso de filmes em sala de aula numa perspectiva de tentar superar o crescente desinteresse que alguns alunos demonstram para a escola e, principalmente, para as aulas de história. Metodologicamente, o estudo vai relembrar a trajetória do ensino de história no Brasil. Para apoiar o ensaio sobre o aspecto relacionado ao uso de filmes em sala de aula, a redação utilizará os artigos de Gabriela D'Ávila Schültz (2015) e Walace Rodrigues e Cristiano Alves Barros (2017), que tratam de experiências com estudantes do ensino médio sobre o uso do cinema como estratégia de aprendizagem. Além dos artigos, analisaremos os livros de Marcos Napolitano (2003) e Renato Mocellin (2009; 2002), cujo tema permeia os temas de como usar a linguagem cinematográfica em sala de aula. Por fim, será verificado se o uso de filmes em sala de aula é uma proposta válida para mitigar a desmotivação dos alunos pelo ambiente escolar.
Citas
ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. 2013. Por um ensino que deforme: o docente na pós modernidade .Disponível em: http://www.cnslpb.com.br/arquivosdoc/MATPROF.pdf. Acesso: mar. 2021.
BITTENCOURT, C. M. F. 2008. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: mar. 2021.
CAIMI, F. E. 2006. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo. Rio de Janeiro, v. 11, n. 21: p. 17-32.
CERRI, L. F. 2017. Um lugar na História para a Didática da História. História & Ensino. Londrina, v. 23, n. 1: p. 11-30.
CERTEAU, M. 2015. A escrita da História. 3. Ed. Rio de Janeiro: Forense.
FERRO, M. 2010. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra.
MEDEIROS, Elisabeth Weber. 2005. Ensino de História: fontes e linguagens para uma prática renovada. Vidya, v. 25, n. 2: p. 59-71.
MOCELLIN, R. 2009. História e cinema: educação para as mídias. São Paulo: Editora do Brasil.
_______________.2002. O cinema e o ensino da História. Curitiba: Nova Didática.
NAPOLITANO. M. 2018. A História depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, p. 235-289.
_____________. 2003. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto.
PEREIRA PINTO, A. G. 2018. Super-Heróis e ensino de História, um guia visual: sugestões didáticas para o uso de filmes da Marvel e da DC na sala de aula. Rio de Janeiro/RJ. Dissertação (Mestrado Profissional), Universidade Federal do Rio de Janeiro.
RODRIGUES, W. & BARROS, C. A. 2017. Cinema e Identidade Cultural Brasileira: possíveis reflexões para o uso de filmes na sala de aula. Arteriais. Paraná. V. 3,n.4. Disponível em:<https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/article/view/4866.> Acesso em jan. 2021.
RÜSEN, J. 2006. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR. V. 1, n. 2: p. 07-16.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997-1998.
SCHÜLTZ, G. D. 2015. As mídias e o processo de ensino-aprendizagem em História: relato de uma experiência no Ensino Médio Politécnico em Sapiranga-RS. RTE (Revista Temas em Educação). Pernambuco. V. 24. N. 1: p. 138-157.
VALIM, A. B. 2012. História e Cinema. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier: p. 283-300

Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Latino-Americana de História

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)