PESTE NEGRA: UMA ANÁLISE FILMOGRÁFICA PARA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2021.1025.10Palabras clave:
Peste Negra, Interdisciplinariedade, Cinema, Ensino de HistóriaResumen
A Peste Negra devastou o mundo no período medieval, particularmente entre 1347 e 1351, pela sua rápida propagação e ausência de métodos preventivos e de cura. No medievo essa pandemia gerou um medo coletivo diante da ausência de diagnósticos científicos e da própria mentalidade do período. Esse blecaute pandêmico tem sido objeto de análise dos medievalistas que têm ressaltado inclusive a falta de expectativas para a própria existência humana. Para além dos historiadores, o tema em questão também tem inspirado cineastas de maneira muito ampla. Nesse sentido, o presente artigo se propõe fazer uma análise de três filmes – Morte Negra (2010), Caça às Bruxas (2011) e O Cavaleiro das Trevas (2013) –, nos quais a peste negra é pano de fundo. O objetivo do estudo, interdisciplinar por envolver História e Cinema, é fornecer a professores de História uma base analítica para trabalhar esse aspecto da Idade Média em sala de aula de forma didática.
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FONTES / FILMES:
CAÇA às bruxas. Direção: Dominic Sena. Roteiro: Bragi F. Schut. Produção: Alex Gartner e Charles Roven. Estados Unidos, 2011. Ação, Aventura, Fantasia. 95 min.
MORTE negra. Direção: Christopher Smith. Roteiro: Dario Poloni. Reino Unido, Irlanda do Norte, 2010. Drama, Mistério, Terror. 102 min.
O CAVALEIRO das trevas. Direção: Mark Atkins. Produtores: Erika Steele, Jeffrey Giles e Michael Lurie. Inglaterra, 2013. Terror. 82 min.
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