Passado presente: a influência da cultura histórica de jovens brasileiros sobre a ditadura e sua relação com posicionamentos no hoje

Autores/as

  • Rubia Caroline Janz Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Matheus Medanha Cruz Secretaria de Educação de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0924.06

Palabras clave:

Cultura Histórica, Ditadura Militar, Projeto Residente.

Resumen

Esse texto analisou dados coletados pelo projeto Residente: observatório das relações entre jovens, política e História na América Latina, respondidos no Brasil, entre maio e agosto de 2019, por estudantes no Ensino Médio, em especial os referentes à questão 32, que solicitava que eles se posicionassem frente a afirmações acerca dos governos militares no Brasil. O objetivo foi perceber quais narrativas relacionadas a tais governos emergiram com mais frequência nas respostas e quais elementos e dimensões da cultura histórica foram mobilizados para justificar e legitimar esses posicionamentos, dando ênfase para as dimensões cognitiva, política, moral e visão de mundo. O tratamento e a organização dos dados foram realizados por meio do software SPSS. Os dados mostraram que as memórias sobre os governos militares sofrem influência das diversas dimensões da cultura histórica e que o saber acadêmico / escolar encontra-se também nesse campo de disputas, nem sempre como principal influência.


Biografía del autor/a

Rubia Caroline Janz, Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora colaboradora no Departamentp de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestra e Licenciada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da Educação Básica.  Integra também o Grupo de Estudos em Didática da História, vinculado a Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Matheus Medanha Cruz, Secretaria de Educação de Santa Catarina.

Professor pela Secretaria de Educação de Santa Catarina; Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG; Especialista em Ensino de História e Geografia pela Faculdades São Braz; Licenciado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, integra também o Grupo de Estudo em Didática da História (GEDHI) da UEPG.

Publicado

2020-12-31