Trabalho, educação profissional e emprego: uma relação (im)possível à distribuição social de oportunidades sob o viés da empregabilidade?

Autores/as

  • Gabriel dos Santos Kehler UFSM
  • Liliana Soares Ferreira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v1i3.109

Palabras clave:

Trabalho. Educação Profissional. Emprego.

Resumen

O(s) sentido(s) estabelecidos entre educação profissional e trabalho através do ideário da modernidade tem na distribuição social de oportunidades a máxima da qualificação profissional, que possibilitaria automaticamente o aumento significativo das chances do trabalhador ao se tornar “competente”, isso configurado em princípios de um Estado burguês. Assim, elaborou-se, a seguinte problemática: como se configuram os sentidos atribuídos à expansão e interiorização da educação profissional e tecnológica na região central do Estado do Rio Grande do Sul sob o viés da empregabilidade, nos discursos dos estudantes em Estágio final de curso dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, considerados como lócus de aproximações e distanciamentos relativos às justificativas de distribuição social das oportunidades, tendo como base a díade trabalho e educação? Para o desenvolvimento desta considerar-se-á o enfoque do materialismo histórico dialético. Esta pesquisa tem financiamento em andamento da ANPED/IPEA, sendo aprovada em concurso nacional.

Biografía del autor/a

Gabriel dos Santos Kehler, UFSM

Acadêmico dos Cursos de Mestrado em Educação e Especialização em Gestão Educacional, ambos na Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Liliana Soares Ferreira, UFSM

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Publicado

2012-03-16