Neoliberalismo e precarização do trabalho docente no Governo Yeda Rorato Crusius (2007-2010).
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v1i3.104Palabras clave:
Neoliberalismo. Educação. Precarização.Resumen
O presente trabalho pretende realizar análise sobre as políticas de cunho neoliberal e suas consequências para a educação sul-rio-grandense, durante o governo Yeda Rorato Crusius (2007-2010). Aborda-se a política educacional de “qualidade total na educação” do governo Yeda, vinculando-a com a reestruturação capital-produtiva promovida pela ideologia neoliberal e seus reflexos para a educação, fazendo referência às consequências da mesma pra as condições de exercício da função docente por parte dos trabalhadores em educação. Comprova-se, desta forma, que a vitória eleitoral de Yeda, em 2006, representou o ápice das políticas neoliberais no Rio Grande do Sul. Abordam-se também os desdobramentos desta política educacional de remuneração variável, condicionada ao desempenho dos estudantes em determinados exames para o trabalho docente no estado do Rio Grande do Sul, e o consequente contraponto realizado pelo CPERS-Sindicato. Desenvolve-se reflexão sobre o conjunto de fatores que originam o mal-estar docente. Por fim, faz-se uma relação sobre o papel do trabalhador em educação na atual estruturação capitalista, relacionando-a com as condições de trabalho nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, no conjunto de práticas que vão influenciar na precarização do ensino e na visão que a sociedade tem dos educadores.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)