As transformações (in)visíveis do trabalho.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v1i3.102Palabras clave:
Trabalho. Reestruturação produtiva. Mundialização do capital.Resumen
O presente texto sistematiza uma reflexão tendo como referência as transformações na base de produção capitalista a partir da crise de acumulação do princípio dos anos 1970. Contudo a fim de explicar a realidade social atual é indispensável estabelecer sua relação orgânica entre os aspectos da realidade com o contexto mais geral, e entre o presente e suas determinações do passado. Esse é o pressuposto para se explicar as transformações, verificar os impactos, compreender os sentidos das metamorfoses do trabalho a partir dos anos 70 do século XX, quando ocorre o esgotamento do ciclo de crescimento da economia capitalista. Para tanto, trata aspectos da acumulação de capital do pós Segunda Guerra Mundial até o final dos anos de ouro do capitalismo. Na seqüência reflete a respeito da ofensiva do capital para a superação da crise, tendo como eixos norteadores o complexo da reestruturação produtiva com atenção às inovações tecnológicas e novas formas de organização do trabalho, desregulamentação das atividades econômicas em especial quanto a redefinição do papel do Estado favorecendo o processo de mundialização do capital com sua lógica de financeirização.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)