Modernização e racionalização: iniciando uma nova cultura de trabalho no sistema férreo gaúcho nas primeiras década de quarenta do século XX
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0924.12Palavras-chave:
História da VFRGS. Modernização. Racionalização.Resumo
Pretendo investigar, neste artigo, as políticas da modernização e racionalização na Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS), a partir dos anos 20 do século XX. As novidades fazendo com que o saber teórico prevalecesse sobre o prático, dando ensejo a uma nova cultura de trabalho, cuja base era a reprodução de desenhos técnicos. Essa nova cultura de trabalho estava associada à separação entre planejamento e execução que se deu após a reforma de 1942, inspirada nos princípios tayloristas, por meio do qual os engenheiros tornaram-se hegemônicos nos cargos de comando da empresa e passaram a impor seu conhecimento técnico-científico e acentuada vigilância. A Diretoria da VFRGS apresentou essas modificações como uma exigência da modernidade e do avanço científico. Selecionando, ensinando, treinando e aperfeiçoando os trabalhadores, a partir de conhecimentos científicos, a Direção buscou romper a reprodução de uma tradição do trabalho e construir uma nova em seu lugar.Downloads
Publicado
2020-12-31
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.